Informação da revista
Vol. 31. Núm. 5.
Páginas 395-398 (Maio 2012)
Visitas
11969
Vol. 31. Núm. 5.
Páginas 395-398 (Maio 2012)
Caso Clínico
Open Access
Implantação percutânea de válvula aórtica sobre bioprótese cirúrgica degenerada
Transcatheter aortic valve-in-valve implantation for failed aortic bioprosthesis
Visitas
11969
Olga Sousaa,
Autor para correspondência
olga-sousa@sapo.pt

Autor para correspondência.
, Eulália Pereiraa, Daniel Caeiroa, José Ribeiroa, João Primoa, Pedro Bragaa, Luís Vougab, Vasco Gamaa
a Serviço de Cardiologia, Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho EPE, Vila Nova de Gaia, Portugal
b Serviço de Cirurgia Cardiotorácica, Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho EPE, Vila Nova de Gaia, Portugal
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Resume
Texto Completo
Bibliografia
Baixar PDF
Estatísticas
Figuras (5)
Mostrar maisMostrar menos
Resumo

O tratamento percutâneo da estenose aórtica severa demonstrou ser uma alternativa terapêutica para os doentes de alto risco cirúrgico. Descreve-se o caso do primeiro doente com bioprótese aórtica degenerada e regurgitação severa tratado por via percutânea no nosso centro.

Palavras-chave:
Implantação percutânea válvula aórtica
Bioprótese aórtica degenerada
Insuficiência aórtica
Abstract

Percutaneous valve replacement for severe aortic stenosis has been shown to be an alternative treatment option for high surgical risk patients. We describe our first valve-in-valve procedure in a patient with a degenerated aortic bioprosthesis and severe regurgitation.

Keywords:
Transcatheter aortic valve implantation
Degenerated aortic bioprosthesis
Aortic regurgitation
Texto Completo
Introdução

A implantação percutânea de prótese valvular aórtica é uma técnica promissora que se tem revelado eficaz e segura no tratamento de doentes com estenose aórtica grave sintomática recusados para cirurgia de substituição valvular1–5. Contudo, os doentes previamente operados e portadores de biopróteses aórticas entretanto degeneradas, a quem é frequentemente recusada nova cirurgia de substituição valvular pelo quase invariavelmente elevado risco cirúrgico, permaneciam até há pouco tempo sem qualquer perspetiva de um tratamento eficaz. Em 2007, Wenaweser et al. descreveram a primeira implantação transcateter de prótese valvular aórtica num doente com bioprótese cirúrgica degenerada e regurgitação grave, utilizando o dispositivo Medtronic CoreValve (Medtronic Inc, Minneapolis, MN, U.S.)6. Desde então, múltiplos casos têm sido reportados por diferentes centros7–12. Descreve-se, em seguida, o caso do primeiro doente com bioprótese aórtica disfuncional tratado por via percutânea no nosso centro.

Caso clínico

Mulher de 83 anos, com antecedentes de hipertensão arterial (controlada), dislipidemia, insuficiência renal crónica estadio 3 (clearance de creatinina 45mL/minuto), anemia crónica (hemoglobina basal 11g/dL), submetida a cirurgia de substituição valvular aórtica por bioprótese Mitroflow de 21mm (Sorin Group Canada Inc, Burnaby, BC, Canada) em 2004. Observada em consulta de Cardiologia por clínica de insuficiência cardíaca de agravamento progressivo, encontrando-se em classe funcional III da New York Heart Association (NYHA). O eletrocardiograma mostrou ritmo sinusal, sem alterações de relevo. O ecocardiograma transtorácico evidenciou sinais de degeneração da bioprótese aórtica, condicionando insuficiência transvalvular importante, embora de difícil quantificação, mas sem limitação significativa da sua amplitude de abertura. As restantes estruturas valvulares não mostravam alterações morfofuncionais significativas e não eram evidentes sinais de hipertensão pulmonar. O ventrículo esquerdo apresentava dimensões normais e a sua função sistólica global estava preservada. Para melhor caracterização da disfunção protésica, foi realizado um ecocardiograma transesofágico que mostrou cúspides aórticas moderadamente espessadas, embora mantendo razoável amplitude de abertura sistólica, mas com deficiente coaptação central, resultando em 2 jatos de insuficiência, um dos quais dirigido anteriormente junto do septo interventricular, quantificado de grau moderado a grave (grau III/IV) (Figura 1-A). Posteriormente, foi realizado um cateterismo cardíaco, que confirmou a existência de insuficiência aórtica importante (3+ em 4+) e excluiu doença coronária significativa (Figura 1-B).

Figura 1.

Insuficiência aórtica demonstrada por ecocardiograma transesofágico (A) e aortografia (B).

(0,13MB).

Foi proposto tratamento cirúrgico com substituição de prótese valvular aórtica, tendo sido recusado, em reunião médico-cirúrgica, pelo elevado risco cirúrgico (EuroSCORE logístico 22,3%). Foi então considerada a possibilidade de tratamento percutâneo, tendo sido efetuada uma avaliação anatómica por ecocardiograma transesofágico e por tomografia computorizada multidetetores, que demonstrou exequibilidade técnica. De salientar, a ausência de doença arterial íleo-femoral significativa que obviasse este acesso (Figura 2).

Figura 2.

Avaliação dos acessos vasculares por tomografia computorizada multidetetores.

(0,19MB).

Foi implantada uma prótese Medtronic CoreValve de 26mm por via femoral, sob anestesia geral. A libertação da prótese foi realizada sob pacing rápido, de modo a permitir um maior controlo e precisão do procedimento, ficando a prótese implantada em posição mais alta do que o habitual nas válvulas nativas, pelo menor diâmetro do anel protésico subjacente. O resultado angiográfico final foi excelente, registando-se insuficiência perivalvular mínima (Figura 3). No período pós-procedimento não se verificaram intercorrências, nomeadamente, complicações dos acessos vasculares, nefropatia induzida pelo contraste ou elevação dos marcadores de necrose miocárdica. De salientar, a ausência de complicações arrítmicas, nomeadamente, bloqueios auriculoventriculares avançados (presumivelmente, a maior rigidez do anel protésico e a implantação em posição mais alta terão protegido o tecido de condução subjacente). Clinicamente, a doente apresentou melhoria significativa da capacidade funcional, tendo tido alta ao 6.° dia. O ecocardiograma transtorácico à data da alta confirmou o posicionamento e funcionamento adequados da CoreValve e a ausência de regurgitação residual (Figura 4).

Figura 3.

Posicionamento e libertação da prótese CoreValve.

(0,16MB).
Figura 4.

Ecocardiograma transtorácico à data da alta evidenciando ausência de insuficiência aórtica.

(0,1MB).

Após um seguimento de 14 meses, a doente permanece em classe I da NYHA e a prótese mantém-se normofuncionante e sem regurgitação (Figura 5).

Figura 5.

Imagens de tomografia computorizada multidetetores evidenciando o correto posicionamento e expansão da CoreValve, 6 meses após a implantação.

(0,09MB).
Conclusões

Apesar da ainda limitada experiência, os vários casos reportados por diferentes centros sugerem que a implantação transcateter de prótese aórtica é exequível e pode constituir uma alternativa para os doentes portadores de biopróteses degeneradas recusados para cirurgia. Contudo, trata-se de uma indicação off-label da técnica, pelo que, e apesar da exequibilidade demonstrada, deverá ser por enquanto encarada como solução de recurso. São necessários mais estudos, com maior número de doentes e maior tempo de follow-up, para determinar o papel que esta técnica poderá vir a desempenhar no tratamento dos doentes com disfunção prótesica de alto risco cirúrgico.

Conflito de interesses

Os autores declaram não haver conflito de interesses.

Bibliografia
[1]
E. Grube, J.C. Laborde, U. Gerckens, et al.
Percutaneous implantation of the CoreValve self-expanding valve prosthesis in high-risk patients with aortic valve disease: the Siegburg first-in-man study.
Circulation, 114 (2006), pp. 1616-1624
[2]
Y. Lamarche, R. Cartier, A.Y. Denault, et al.
Implantation of the CoreValve percutaneous aortic valve.
Ann Thorac Surg, 83 (2007), pp. 284-287
[3]
J. Webb, A. Lukas, R. Boone, et al.
Transcatheter aortic valve implantation: impact on clinical and valve-related outcomes.
Circulation, 119 (2009), pp. 3009-3016
[4]
M.B. Leon, C.R. Smith, M. Mack, et al.
Transcatheter aortic-valve implantation for aortic stenosis in patients who cannot undergo surgery.
N Engl J Med, 363 (2010), pp. 1597-1607
[5]
D. Caeiro, R. Fontes-Carvalho, R. Lima, et al.
Percutaneous aortic valve implantation.
Rev Port Cardiol, 29 (2010), pp. 1699-1712
[6]
P. Wenaweser, L. Buellesfeld, U. Gerckens, et al.
Percutaneous aortic valve replacement for severe aortic regurgitation in degenerated bioprosthesis: the first valve in valve procedure using the CoreValve Revalving system.
Cath Cardiovasc Interv, 70 (2007), pp. 760-764
[7]
D. Attias, D. Himbert, E. Brochet, et al.
Valve-in-valve” implantation in a patient with degenerated aortic bioprosthesis and severe regurgitation.
Eur Heart J, 30 (2009), pp. 1852
[8]
D. Attias, D. Himbert, U. Hvass, et al.
Valve-in-valve” implantation in a patient with stentless bioprosthesis and severe intraprosthetic aortic regurgitation.
J Thorac Cardiovasc Surg, 138 (2009), pp. 1020-1022
[9]
G. Bruschi, F. DeMarco, J. Oreglia, et al.
Transcatheter aortic valve-in-valve implantation of a CoreValve in a degenerated aortic bioprosthesis.
J Cardiovasc Med (Hagerstown), 11 (2010), pp. 182-185
[10]
C. Giannini, M. De Carlo, F. Guarracino, et al.
Dysfunction of a 21-mm aortic bioprosthesis treated with percutaneous implantation of a CoreValve prosthesis.
J Cardiovasc Med (Hagerstown), (2010), pp. 17
[11]
U. Krumsdorf, R. Bekeredjian, G. Korosoglou, et al.
Images and case reports in interventional cardiology. Percutaneous aortic “valve in valve” implantation for severe aortic regurgitation in a degenerated bioprosthesis.
Circ Cardiovasc Interv, 3 (2010), pp. e6-e7
[12]
J. Webb, A. Wood, J. Ye, et al.
Transcatheter valve-in-valve implantation for failed bioprosthetic heart valves.
Circulation, 121 (2010), pp. 1848-1857
Copyright © 2012. Sociedade Portuguesa de Cardiologia
Idiomas
Revista Portuguesa de Cardiologia
Opções de artigo
Ferramentas
en pt

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?

Você é um profissional de saúde habilitado a prescrever ou dispensar medicamentos

Ao assinalar que é «Profissional de Saúde», declara conhecer e aceitar que a responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos utilizadores da página de internet da Revista Portuguesa de Cardiologia (RPC), é esta entidade, com sede no Campo Grande, n.º 28, 13.º, 1700-093 Lisboa, com os telefones 217 970 685 e 217 817 630, fax 217 931 095 e com o endereço de correio eletrónico revista@spc.pt. Declaro para todos os fins, que assumo inteira responsabilidade pela veracidade e exatidão da afirmação aqui fornecida.