Informação da revista
Vol. 31. Núm. 3.
Páginas 251-252 (Março 2012)
Vol. 31. Núm. 3.
Páginas 251-252 (Março 2012)
Imagem em cardiologia
Open Access
Imagem tubular «transversal ao septo interauricular»
Tubular image crossing the atrial septum
Visitas
7680
Ricardo Faria
Autor para correspondência
ricardofaria555@gmail.com

Autor para correspondência.
, Vasco Marques, Walter Santos, Rui Ferrinha, Nuno Marques, Veloso Gomes
Serviço de Cardiologia, Hospital de Faro, Faro, Portugal
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Texto Completo
Bibliografia
Baixar PDF
Estatísticas
Figuras (5)
Mostrar maisMostrar menos
Texto Completo
Caso clínico

Mulher de 67 anos, com antecedentes de esclerodermia e hipertensão arterial, sem sintomas cardíacos prévios, foi internada para avaliação do envolvimento sistémico da esclerodermia. Ao exame objetivo apresentava um sopro sistólico no apex grau ii/vi. O eletrocardiograma revelou ritmo sinusal e bloqueio fascicular anterior esquerdo. O ecocardiograma mostrou na incidência para-esternal esquerda eixo longo uma imagem tubular anómala em continuidade com a parede anterior da aorta ascendente (Figura 1). Em para-esternal eixo curto a nível da aorta é visível a mesma estrutura tubular circundando a aorta (Figura 2). Em apical quatro câmaras observou-se a imagem tubular com 2mm de diâmetro com 42mm de comprimento, transversal ao septo interauricular. Não foram identificados a origem e o fim da estrutura. Com Doppler de cor observou-se fluxo no seu interior (Figuras 3 e 4). Pelo facto de se suspeitar de uma estrutura vascular, realizou-se cateterismo cardíaco, que revelou uma origem anómala da artéria coronária esquerda (ACE) a partir do segmento proximal da coronária direita com trajeto epicárdico e anterior à aorta (Figura 5). Os achados ecocardiográficos mais associados à esclerodermia são a hipertensão pulmonar e o envolvimento pericárdico incluindo a pericardite fibrinosa. Não há casos descritos da associação entre esclerodermia e origem anómala das artérias coronárias, pelo que este caso poder-se-á tratar de uma coincidência. A origem da ACE a partir do óstio da coronária direita ocorre em apenas 0,15%1 da população, estando associada a morte súbita2.

Figura 1.

Incidência para-esternal esquerda, eixo longo, identificando-se uma imagem tubular (seta) em continuidade com a parede anterior da aorta.

(0,06MB).
Figura 2.

Incidência para-esternal esquerda, eixo curto, a nível da aorta, identificando-se uma imagem tubular (seta) circundando a aorta.

(0,09MB).
Figura 3.

Incidência apical 4-câmaras com imagem tubular (seta) transversal ao septo interauricular.

(0,08MB).
Figura 4.

Incidência apical 4-câmaras, com Doppler de cor revelando existência de fluxo no interior da imagem tubular (seta).

(0,1MB).
Figura 5.

Angiografia coronária (incidência oblíqua anterior esquerda caudal): origem anómala da ACE (seta) com trajeto anterior à aorta.

(0,1MB).
Conflito de interesses

Os autores declaram não haver conflito de interesses.

Bibliografia
[1]
Coronary Artery Anomalies: A Comprehensive Approach, pp. 42
[2]
Y. von Kodolitsch, O. Franzen, G.K. Lund, et al.
Coronary artery anomalies Part II: Recent insights from clinical investigations.
Z Kardiol (Germany), 94 (2005), pp. 1-13
Copyright © 2011. Sociedade Portuguesa de Cardiologia
Idiomas
Revista Portuguesa de Cardiologia
Opções de artigo
Ferramentas
en pt

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?

Você é um profissional de saúde habilitado a prescrever ou dispensar medicamentos

Ao assinalar que é «Profissional de Saúde», declara conhecer e aceitar que a responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos utilizadores da página de internet da Revista Portuguesa de Cardiologia (RPC), é esta entidade, com sede no Campo Grande, n.º 28, 13.º, 1700-093 Lisboa, com os telefones 217 970 685 e 217 817 630, fax 217 931 095 e com o endereço de correio eletrónico revista@spc.pt. Declaro para todos os fins, que assumo inteira responsabilidade pela veracidade e exatidão da afirmação aqui fornecida.