Informação da revista
Vol. 35. Núm. 9.
Páginas 467-468 (Setembro 2016)
Vol. 35. Núm. 9.
Páginas 467-468 (Setembro 2016)
Comentário editorial
Open Access
Antagonistas da vitamina K todavia, ou nem por isso?
Vitamin K antagonists after all, or possibly not?
Visitas
8007
Victor Machado Gil
Serviço de Cardiologia, Hospital dos Lusíadas, Lisboa, Portugal
Conteúdo relacionado
Marta Guedes, Catarina Rego
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Texto Completo
Bibliografia
Baixar PDF
Estatísticas
Texto Completo

A fibrilhação auricular (FA) é um importante problema de saúde pública, com uma prevalência estimada em Portugal de 2,5% na população maior de 40 anos, de acordo com os dados do estudo FAMA, publicado em 20101. No mesmo estudo, apenas 37,8% dos doentes se encontravam medicados com antagonistas da vitamina K (AVK).

Uma das principais limitações ao uso crónico dos AVK na prevenção do tromboembolismo é a estreita janela terapêutica existente com estes fármacos, em muitos casos facilmente oscilando entre diminuição da proteção quando abaixo do intervalo terapêutico e risco hemorrágico quando acima daquele. A dificuldade em manter os doentes dentro de intervalos terapêuticos adequados (calculados pelo time in therapeutic range [TTR]) prende‐se às inúmeras interações e complexidade do metabolismo da varfarina. Entendendo‐se como ideal um TTR de >70%, esse é um valor raramente atingido, mesmo em contextos de grupos especialmente controlados. Assim, nos grandes ensaios clínicos que estabeleceram os anticoagulantes orais diretos, os TTR nos grupos de doentes do braço varfarina eram de 66% no RELY2 (versus dabigatrano), 55% no ROCKET‐AF3 (versus rivaroxabano), 62,2% no ARISTOTLE4 (versus apixabano) e 64,9% no ENGAGE5 (versus edoxabano).

Um estudo conduzido no Reino Unido, em doentes com FA incluídos na base de dados do UK General Practice Research, envolveu 27458 doentes tratados com varfarina e 10449 doentes sem terapêutica antitrombótica. O TTR médio dos doentes tratados foi de 63%. Todavia, a redução do risco mantém uma clara proporcionalidade à eficiência do controlo da coagulação com os AVK e assim, neste mesmo estudo, a redução do risco de AVC entre o grupo com TTR acima de 70% e abaixo de 30% foi de 79%6.

Além disso, o risco hemorrágico é também proporcional ao nível de anticoagulação atingido, sendo especialmente importante quando o International Normalized Ratio (INR) está acima de 4, sobretudo nos primeiros três meses de terapêutica7,8.

Nos dados divulgados por Luís Cunha, referentes à casuística do Serviço de Neurologia dos HUC no primeiro trimestre de 20119, 37,3% dos AVC foram cardioembólicos, 95% dos quais em contexto de FA. Nestes, apenas 34,7% estavam medicados com AVK e só 11% tinham o INR dentro de intervalos terapêuticos.

Num estudo observacional que envolveu todos os utentes com idade igual ou superior a 30 anos, inscritos em oito unidades de saúde familiar de Vila Nova de Gaia, com diagnóstico de FA, publicado já em 201510, a prevalência de FA era menor que a referida no estudo FAMA (1,29 versus 2,5%) e apenas 56,8% dos doentes com indicação para anticoagulantes orais estavam tratados com esta terapêutica.

O estudo de Marta Guedes e Catarina Rego, publicado no presente número da Revista Portuguesa de Cardiologia11, foi efetuado nas 26 UF que têm programa de hipocoagulação oral (73% do total) dos ACeS Espinho‐Gaia e ACeS Gaia.

Versam 5883 registos correspondentes a 479 doentes com FA não valvular e encontrando‐se sob hipocoagulação oral crónica com AVK. O TTR médio foi de 67,4%, variando entre 55,6‐79,5% nas várias unidades.

Os resultados apresentados ombreiam com os melhores publicados no mundo. De facto, como exemplo, na análise feita ao grupo controlo do estudo ROCKET‐AF12, o TTR individual (iTTR) foi de 66% na Europa Ocidental e de 65,8% no Canadá/EUA. Há mesmo unidades com os melhores valores reportados (valores médios de iTTR da Suécia, país líder neste campo, de 75% neste grupo).

Estes resultados mostram bem o que um grupo motivado e focado pode fazer de diferente e melhor. Fica demonstrado que um programa de hipocoagulação bem executado pode, também em Portugal, lograr níveis de eficiência muito altos. No entanto, esta realidade da região de Gaia contrasta com dados portugueses mais recentes, nomeadamente os do estudo SAFIRA13, apresentados no último Congresso Português de Cardiologia e referentes à população mais sénior (acima de 65 anos). Nesse estudo, que incluiu 7500 doentes com mais de 65 anos, seguidos em cuidados de saúde primários, hospitais distritais e terceiro setor. A prevalência global de FA foi de 9%, com apenas 43,7% dos doentes tratados com anticoagulantes (cerca de 2/3 dos quais com AVK e 1/3 com anticoagulantes orais diretos). Nos doentes medicados com AVK, o TTR médio foi de 41,7%. Parece‐nos que este é mais o retrato do mundo real, em sintonia, aliás, com a experiência que vamos acumulando na coordenação de programas de hipocoagulação.

O critério de inclusão adotado no estudo de Marta Guedes e Catarina Rego foi o de terem, pelo menos, seis visitas com registos de INR no ano de 2014. Trata‐se de uma avaliação pulsada de um registo retrospetivo, sem informação longitudinal. Não sabemos, portanto, a data de início de ACO/tempo de duração da ACO. Além disso, é importante ter informação da permanência dos doentes no programa ao longo do tempo, conhecida que é a elevada taxa descontinuação da terapêutica anticoagulante habitualmente referida (20‐25% nos ensaios clínicos dos anticoagulantes orais diretos – ACOD).

De todo o modo, os resultados são impressivos.

Muitos reclamavam que, em doentes bem anticoagulados com AVK (TTR>70), as potenciais vantagens dos novos ACOD se perderiam em termos de eficácia clínica. Não parece, todavia, ser o caso. Apesar de que os melhores resultados com ACOD se obtêm nos grupos com TTR mais baixos14, o certo é que o efeito do tratamento com os diversos ACOD, em comparação com a varfarina na prevenção do cardiotromboembolismo, foi sempre consistente nos diferentes patamares de TTR15,16.

Seria útil confrontar a metodologia do grupo de Gaia com a usada noutras regiões com piores resultados, de forma a introduzir nestas as melhorias apropriadas. A otimização organizativa e logística dos programas de acompanhamento dos doentes tratados com AVK certamente terá impacto clínico favorável. No entanto, mesmo em confronto com programas como o de Gaia, com tratamento otimizado com AVK, os ACOD mantêm, em minha opinião, a primazia na opção terapêutica, mesmo se em subgrupos de equivalência clínica: pela comodidade, pela menor taxa de hemorragias intracranianas, pela quase ausência de interferências alimentares e até pela demonstrada boa relação custo‐eficácia17, já que a questão do antídoto é um problema já resolvido para um deles e em vias de resolução para os restantes.

Conflito de interesses

O autor declara não haver conflito de interesses.

Referências
[1]
D. Bonhorst, M. Mendes, P. Adragão, et al.
Prevalência de fibrilhação auricular na população portuguesa com 40 ou mais anos. Estudo FAMA.
Rev Port Cardiol., 29 (2010), pp. 331-350
[2]
S.J. Connolly, M.D. Ezekowitz, S. Yusuf, et al.
Dabigatran versus warfarin in patients with atrial fibrillation.
N Engl J Med., 361 (2009), pp. 1139-1151
[3]
M.R. Patel, K.W. Mahaffey, J. Garg, et al.
Rivaroxaban versus warfarin in nonvalvular atrial fibrillation.
N Engl J Med., 365 (2011), pp. 883-891
[4]
C. Granger, J.H. Alexander, J.J. McMurray, et al.
Apixaban versus warfarin in patients with atrial fibrillation.
N Engl J Med., 365 (2011), pp. 981-992
[5]
R.P. Giugliano, C.T. Ruff, E. Braunwald, et al.
Edoxaban versus warfarin in patients with atrial fibrillation.
N Engl J Med., 369 (2013), pp. 2093-2104
[6]
A.M. Gallagher, E. Setakis, J.M. Plumb, et al.
Risks of stroke and mortality associated with suboptimal anticoagulation in atrial fibrillation patients.
Thromb Haemost, 106 (2011), pp. 968-977
[7]
F.J. Van der Meer, F.R. Rosendaal, J.P. Vandenbroucke, et al.
Assessment of a bleeding risk index in two cohorts of patients treated with oral anticoagulants.
Thromb Haemost., 76 (1996), pp. 12-16
[8]
C.S. Landefeld, L. Goldman.
Major bleeding in outpatients treated with warfarin: incidence and prediction by factors known at the start of outpatient therapy.
Am J Med., 87 (1989), pp. 144-152
[9]
L. Cunha.
Fibrilhação auricular de causa não valvular: perspetiva do neurologista.
Rev Port Cardiol., 31 (2012), pp. 27-31
[10]
E. Gomes, R. Campos, R. Morais, et al.
Estudo FATA: Prevalência de fibrilhação auricular e terapêutica antitrombótica nos cuidados de saúde primários de um concelho do norte de Portugal.
Acta Med Port., 28 (2015), pp. 35-43
[11]
M. Guedes, C. Rego.
Estudo HIPOGAIA: Monitorização da HIPOcoagulação Oral com Dicumarínicos no Concelho de GAIA.
Rev Port Cardiol., 35 (2016), pp. 459-465
[12]
D.E. Singer, ROCKET AF Investigators.
Impact of global geographic region on time in therapeutic range on warfarin anticoagulant therapy: data from the ROCKET AF clinical trial.
J Am Heart Assoc., 2 (2013), pp. e000067
[13]
ESTUDO SAFIRA: prevalência e padrões de tratamento de fibrilhação auricular e risco cardiovascular em 7500 indivíduos com 65 ou mais anos. Pedro Monteiro e investigadores do estudo SAFIRA. CPC 2016 ‐ Rev Port Cardiol (abstract) 2016; 35 (Supl Especial):40.
[14]
L. Wallentin, RE‐LY investigators.
Efficacy and safety of dabigatran compared with warfarin at different levels of international normalized ratio control for stroke prevention in atrial fibrillation: an analysis of the RE‐LY trial.
Lancet., 376 (2010), pp. 975-983
[15]
J.P. Piccini, A.S. Hellkamp, Y. Lokhnygina, on behalf of the ROCKET AF Investigators, et al.
Relationship between time in therapeutic range and comparative treatment effect of rivaroxaban and warfarin: results from the ROCKET AF trial.
J Am Heart Assoc., 3 (2014), pp. e000521
[16]
L. Wallentin, R.D. Lopes, M. Hanna, on behalf of the Apixaban for Reduction in Stroke and Other Thromboembolic Events in Atrial Fibrillation (ARISTOTLE) Investigators, et al.
Efficacy and safety of apixaban compared with warfarin at different levels of predicted international normalized ratio control for stroke prevention in atrial fibrillation.
Circulation., 127 (2013), pp. 2166-2176
[17]
J. Ferreira, A. Mirco.
Systematic review of cost‐effectiveness analyses of novel oral anticoagulants for stroke prevention in atrial fibrillation.
Rev Port Cardiol., 34 (2015), pp. 179-191
Copyright © 2016. Sociedade Portuguesa de Cardiologia
Idiomas
Revista Portuguesa de Cardiologia
Opções de artigo
Ferramentas
en pt

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?

Você é um profissional de saúde habilitado a prescrever ou dispensar medicamentos

Ao assinalar que é «Profissional de Saúde», declara conhecer e aceitar que a responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos utilizadores da página de internet da Revista Portuguesa de Cardiologia (RPC), é esta entidade, com sede no Campo Grande, n.º 28, 13.º, 1700-093 Lisboa, com os telefones 217 970 685 e 217 817 630, fax 217 931 095 e com o endereço de correio eletrónico revista@spc.pt. Declaro para todos os fins, que assumo inteira responsabilidade pela veracidade e exatidão da afirmação aqui fornecida.