Latente do sexo feminino, com oito meses de idade, com história de má progressão ponderal a partir dos quatro meses e duas pneumonias, aos cinco e oito meses. Ao exame objetivo apresentava polipneia, S3 e sopro holossistólico grau III/VI no ápex com irradiação para a axila. Na radiografia de tórax observou‐se cardiomegalia, com índice cardiotorácico de 60%. O eletrocardiograma mostrou ondas Q>3mm em DI, aVL e V7 e inversão da onda T de V5‐V7, padrão sugestivo de enfarte do miocárdio. O ecocardiograma transtorácico revelou dilatação e disfunção global do ventrículo esquerdo (VE), com diâmetro diastólico (VEdd) 46mm (Z‐Score+12,44), fração de encurtamento (FEnc) 16% e fração de ejeção (FEj) biplano 25,4%, com regurgitação mitral grave por má coaptação dos folhetos. A artéria coronária esquerda (CE) tinha origem no tronco da artéria pulmonar (ALCAPA) (Figuras 1 e 2). Foi referenciada para cirurgia com base exclusivamente na informação destes exames. A correção cirúrgica consistiu na reimplantação da CE na aorta (Figuras 3 e 4). A cirurgia e o pós‐operatório decorreram sem complicações. Teve alta oito dias depois, apresentando redução das dimensões do VE e melhoria significativa da função sistólica global (VEdd 33mm, Z‐Score+5,22, FEnc 23% e FEj biplano 41,3%). Aos três meses após cirurgia a criança está clinicamente bem e com normalização da função ventricular.
Apesar de raro, é obrigatória a exclusão de ALCAPA como causa de dilatação e disfunção do VE em recém‐nascidos e lactentes, uma vez que é passível de correção cirúrgica, com excelente prognóstico nesta idade.
Responsabilidades éticasProteção de pessoas e animaisOs autores declaram que para esta investigação não se realizaram experiências em seres humanos e/ou animais.
Confidencialidade dos dadosOs autores declaram ter seguido os protocolos do seu centro de trabalho acerca da publicação dos dados de pacientes.
Direito à privacidade e consentimento escritoOs autores declaram que não aparecem dados de pacientes neste artigo.
Conflito de interessesOs autores declaram não haver conflito de interesses.