Os autores apresentam o caso clínico de um doente com 47 anos, do sexo masculino, com fatores de risco para doença cardiovascular: HTA e dislipidemia.
Em 2008 o doente recorreu ao SU por dor torácica, os exames realizados na altura (ECG e doseamento dos biomarcadores) não revelaram sinais de isquemia aguda. O doente foi submetido a prova de esforço, que foi positiva para isquemia miocárdica. Foi realizada coronariografia invasiva, que revelou coronárias sem lesões angiográficas significativas. Posteriormente foi submetido a cintigrafia de perfusão miocárdica, sem evidência de isquemia.
Por persistência da sintomatologia, em 2012 repetiu prova de esforço que foi positiva para isquemia. Para melhor esclarecimento do quadro clínico foi referenciado ao nosso hospital para realização de angio tomografia computorizada (angioTC) cardíaca. Apresentava zero de score de cálcio (Figura 1), o que corresponde ao percentil 25 para a idade e sexo, a angiografia não invasiva evidenciou placa não calcificada, excêntrica, de 50‐70%, envolvendo o tronco comum distal/descendente anterior proximal (Figura 2).
O doente foi submetido a coronariografia invasiva que confirmou doença coronária significativa (Figura 3) e foi referenciado para cirurgia de revascularização miocárdica. Os autores não tiveram acesso às imagens da primeira coronariografia porque foi realizada em outra instituição e por outro operador. O doente quando nos foi referenciado era portador apenas de uma informação clínica: acompanhar o pedido da AngioTC cardíaca.
Neste caso clínico, a capacidade de avaliação da AngioTC cardíaca e sua implicação na orientação do doente, revela a importância do seu contributo na caracterização da doença coronária.
Responsabilidades éticasProteção de pessoas e animaisOs autores declaram que para esta investigação não se realizaram experiências em seres humanos e/ou animais.
Confidencialidade dos dadosOs autores declaram ter seguido os protocolos do seu centro de trabalho acerca da publicação dos dados de pacientes.
Direito à privacidade e consentimento escritoOs autores declaram que não aparecem dados de pacientes neste artigo.
Conflito de interessesOs autores declaram não haver conflito de interesses.