Informação da revista
Vol. 33. Núm. 9.
Páginas 573-574 (Setembro 2014)
Vol. 33. Núm. 9.
Páginas 573-574 (Setembro 2014)
Imagem em cardiologia
Open Access
A agulha perdida de uma costureira
The lost needle of a seamstress
Visitas
5496
Ana Rita Godinho
Autor para correspondência
rita_biscaia_godinho@hotmail.com

Autor para correspondência.
, Mariana Vasconcelos, Inês Rangel, Domingos Magalhães, Maria Júlia Maciel
Serviço de Cardiologia, Hospital de São João, Porto, Portugal
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Texto Completo
Baixar PDF
Estatísticas
Figuras (1)
Texto Completo

Descrevemos o caso de uma costureira de 61 anos com hipertensão arterial, dislipidemia e diabetes mellitus. Foi referenciada ao nosso hospital por dor torácica e prova de esforço positiva. O eletrocardiograma e o ecocardiograma transtorácico eram normais. A angiografia coronária mostrou estenose proximal de 60% na artéria coronária direita e estenose de 70% no ramo póstero‐lateral (Figura 1A). Uma agulha de costura foi detetada no hemitórax esquerdo (Figura 1B, 1C). Foi realizada TC torácica, para melhor avaliação, que confirmou a localização da agulha no segmento apical do lobo inferior esquerdo (Figura 1D, 1E). Quando questionada, a doente, referiu ter tido um episódio de dor torácica tipo picada, seis meses antes, com resolução espontânea. A cirurgia torácica optou por uma abordagem conservadora, com vigilância imagiológica, devido à ausência de sintomas relacionados com o corpo estranho. A reavaliação por TC torácica, após quatro semanas, revelou a mesma localização da agulha de costura. Foi identificado, por cintigrafia de perfusão miocárdica, um defeito da perfusão lateral relacionado com a lesão do ramo póstero‐lateral (Figura 1F). O caso foi considerado para tratamento médico, devido ao calibre do vaso, e a doente ficou assintomática.

Figura 1.

(A) Coronária direita (projeção OAE 45°; CAUD 10°): lesão proximal de 60% e lesão de 70% no ramo póstero‐lateral. (B) Coronária esquerda (projeção OAD 30°; CAUD 10°): sem lesões significativas, revelando a presença de uma agulha de costura no hemitórax esquerdo. (C) Agulha de costura ampliada (projeção AP 0° 0°). (D) TC torácica (plano sagital): agulha de costura em topografia subpleural, posterior ao segmento apical do lobo inferior esquerdo. (E) TC torácica (janela pulmonar, plano coronal): agulha de costura, medindo 40mm, orientada no sentido crânio‐caudal. (F) Cintigrafia miocárdica: imagens após esforço (painel superior) e em repouso (painel inferior), documentando um defeito de perfusão lateral com reversibilidade significativa.

(0,43MB).
Responsabilidades éticasProteção de pessoas e animais

Os autores declaram que para esta investigação não se realizaram experiências em seres humanos e/ou animais.

Confidencialidade dos dados

Os autores declaram ter seguido os protocolos do seu centro de trabalho acerca da publicação dos dados de pacientes.

Direito à privacidade e consentimento escrito

Os autores declaram que não aparecem dados de pacientes neste artigo.

Conflito de interesses

Os autores declaram não haver conflito de interesses.

Copyright © 2014. Sociedade Portuguesa de Cardiologia
Idiomas
Revista Portuguesa de Cardiologia
Opções de artigo
Ferramentas
en pt

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?

Você é um profissional de saúde habilitado a prescrever ou dispensar medicamentos

Ao assinalar que é «Profissional de Saúde», declara conhecer e aceitar que a responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos utilizadores da página de internet da Revista Portuguesa de Cardiologia (RPC), é esta entidade, com sede no Campo Grande, n.º 28, 13.º, 1700-093 Lisboa, com os telefones 217 970 685 e 217 817 630, fax 217 931 095 e com o endereço de correio eletrónico revista@spc.pt. Declaro para todos os fins, que assumo inteira responsabilidade pela veracidade e exatidão da afirmação aqui fornecida.