Homem, 27 anos, com contexto socioeconómico precário recorreu ao serviço de urgência por dispneia para pequenos esforços com agravamento progressivo acompanhada de edemas dos membros inferiores. Na admissão apresentava saturação periférica de oxigénio de 80% em ar ambiente. Ao exame objetivo apresentava cianose central, dedos em baqueta de tambor, unhas em vidro de relógio e turgescência venosa jugular. Analiticamente apresentava poliglobulia com hemoglobinemia de 23g/dl, hematócrito de 70%, BNP 3000pg/ml e hiperuricemia. Radiologicamente apresentava cardiomegalia. O ECG revelou taquicardia sinusal com desvio direito do eixo elétrico e hipertrofia ventricular direita. O ecocardiograma transtorácico mostrou um grande vaso comum – tronco arterioso (TA) – à saída de ambos os ventrículos (ventrículo esquerdo [VE]; ventrículo direito [VD]) (Figura 1) com válvula única tricúspide (Val.) (Figura 2) com regurgitação moderada. Era visível uma comunicação interventricular (CIV) subvalvular (Figura 3) com ventrículo esquerdo com dilatação grave e função global gravemente comprometida e ventrículo direito dilatado com diminuição da função global.
Durante o internamento realizou três flebotomias. Verificou‐se diminuição dos sinais congestivos com terapêutica diurética endovenosa. Após sete dias de internamento teve alta orientada para a consulta de cardiopatias congénitas do adulto do hospital de referência.
Responsabilidades éticasProteção de pessoas e animaisOs autores declaram que para esta investigação não se realizaram experiências em seres humanos e/ou animais.
Confidencialidade dos dadosOs autores declaram ter seguido os protocolos de seu centro de trabalho acerca da publicação dos dados de pacientes e que todos os pacientes incluídos no estudo receberam informações suficientes e deram o seu consentimento informado por escrito para participar nesse estudo.
Direito à privacidade e consentimento escritoOs autores declaram que não aparecem dados de pacientes neste artigo.
Conflito de interessesOs autores declaram não haver conflito de interesses.