Informação da revista
Vol. 32. Núm. 2.
Páginas 87-94 (Fevereiro 2013)
Partilhar
Partilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 32. Núm. 2.
Páginas 87-94 (Fevereiro 2013)
Nota editorial
Open Access
A Carta do Rio de Janeiro 2012: Um marco importante no combate à Doença Cardiovascular
Letter from Rio de Janeiro 2012: An important step in the fight against cardiovascular disease
Visitas
6508
Fausto J. Pinto
Autor para correspondência
faustopin@gmail.com

Autor para correspondência.
Editor Principal da Revista Portuguesa de Cardiologia, Lisboa, Portugal
Presidente Eleito da European Society of Cardiology, Nice, França
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Texto Completo
Bibliografia
Baixar PDF
Estatísticas
Figuras (6)
Mostrar maisMostrar menos
Texto Completo

As doenças cardiovasculares (DCV) representam a causa principal de morbilidade e mortalidade no mundo ocidental. Apesar dos avanços extraordinários no tratamento destas doenças, com repercussão direta nas taxas de mortalidade das principais, ainda há um longo caminho a percorrer principalmente no âmbito da Prevenção Cardiovascular. De facto, a prevalência das DCV tem-se mantido bastante elevada e sendo em grande parte potencialmente prevenível, tal representa um alvo importante da comunidade científica para o desenvolvimento e implementação de medidas que possam reduzir o impacto das DCV1,2.

Em 2008 a OMS (Organização Mundial de Saúde) aprovou um Plano de Ação para uma Estratégia Global para a Prevenção e Controle das Doenças Não Transmissíveis3 que inclui os seguintes componentes: vigilância, prevenção e cuidados de saúde.

A importância destes componentes foi reforçada durante a Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU para a Prevenção e Controle de Doenças Não Transmissíveis que ocorreu em Nova Iorque de 19 a 20 de setembro de 2011. A Resolução 66/2 aí produzida4 foi adoptada pela Assembleia Geral em 19 de setembro de 2011 e imputa a OMS a adoptar as seguintes medidas até final de 2012:

  • 1.

    Desenvolvimento de uma rede de monitorização global detalhada, incluindo um conjunto de indicadores aplicáveis às condições do País, afim de acompanhar o progresso realizado na implementação de estratégias nacionais e planos em Doenças Não Transmissíveis;

  • 2.

    Preparar recomendações para um conjunto de alvos voluntários para a prevenção e controle de Doenças Não Transmissíveis.

A Declaração Política também recomenda aos Estados Membro o desenvolvimento de alvos e indicadores nacionais, baseados na situação nacional e tendo como base a orientação da OMS.

Neste sentido várias organizações internacionais têm, isoladamente ou em cooperação com outras entidades, desenvolvido Recomendações de Prevenção. É neste âmbito que a prestigiada Sociedade Brasileira de Cardiologia, incorporada no Presidente da sua Direção, Prof. Jadelson Pinheiro de Andrade, decidiu elaborar a Carta do Rio de Janeiro 2012, em colaboração com as maiores Sociedades Cardiovasculares Internacionais (AHA - American Heart Association, ESC - European Society of Cardiology, SIC - Sociedade Interamericana de Cardiologia). Esta Carta contém um conjunto de princípios e recomendações para a Prevenção Cardiovascular a que cada uma das Sociedades deu o seu aval e vai promover a sua disseminação. É este documento que publicamos hoje na nossa Revista, como anexo a esta Nota Editorial, esperando que assim contribuamos para uma maior disseminação do mesmo.

Reitero aqui o que tenho dito em vários fóruns, ou seja, a importância de Portugal ser o parceiro privilegiado do Brasil nas relações entre a Europa e continente sul americano, neste caso no âmbito da Medicina Cardiovascular. Este é um bom exemplo onde um conjunto de circunstâncias permite à Cardiologia Portuguesa assumir um papel de relevo.

Espero que com a divulgação deste documento a comunidade cardiológica portuguesa possa participar de forma efetiva na sua implementação e que a SPC em particular assuma um papel ativo na sua concretização.

Termino com uma citação chinesa com mais de 4000 anos mas que mantém toda a atualidade: «Superior doctors prevent the disease. Mediocre doctors treat the disease before evident. Inferior doctors treat the full blown disease»5.

Anexo 1

Sociedade Brasileira de Cardiologia, Carta do Rio de Janeiro, III Brasil Prevent/I América Latina

Bibliografia
[1]
Global status report on noncommunicable diseases, 2010. Geneva, World Health Organization, 2011.
[2]
D.E. Bloom, E.T. Cafiero, E. Jané-Llopis, et al.
The Global Economic Burden on Non-communicable Diseases.
World Economic Forum, (2011),
[3]
Action Plan for the Global Strategy for the Prevention and Control of Noncommunicable Diseases. Geneva, World Health Organization, 2008.
[4]
United Nations. Political declaration of the High-level Meeting of the General Assembly on the Prevention and Control of Non-communicable Diseases. In Sixty-sixth session of the United Nations General Assembly, New York 19-20 September 2011. New York, United Nations, 2011. (http://www.un.org/ga/search/view_doc.asp?symbol=A/66/L.1, accessed 20 January 2013).
[5]
Huang Dee: Nai - Ching 2600 B.C. 1st Chinese Medical Text.
Copyright © 2013. Sociedade Portuguesa de Cardiologia
Idiomas
Revista Portuguesa de Cardiologia
Opções de artigo
Ferramentas
en pt

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?

Você é um profissional de saúde habilitado a prescrever ou dispensar medicamentos

Ao assinalar que é «Profissional de Saúde», declara conhecer e aceitar que a responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos utilizadores da página de internet da Revista Portuguesa de Cardiologia (RPC), é esta entidade, com sede no Campo Grande, n.º 28, 13.º, 1700-093 Lisboa, com os telefones 217 970 685 e 217 817 630, fax 217 931 095 e com o endereço de correio eletrónico revista@spc.pt. Declaro para todos os fins, que assumo inteira responsabilidade pela veracidade e exatidão da afirmação aqui fornecida.