Informação da revista
Vol. 44. Núm. 8.
Páginas 523 (agosto 2025)
Vol. 44. Núm. 8.
Páginas 523 (agosto 2025)
In Memoriam
Acesso de texto completo
Dr. Fernando Matias dos Santos Silva
Visitas
499
Mário Martins Oliveiraa,b,c
a Unidade Local de Saúde de S. José, Lisboa, Portugal
b Hospital CUF Tejo, Lisboa, Portugal
c Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal
Este item recebeu
Informação do artigo
Texto Completo
Baixar PDF
Estatísticas
Figuras (1)
Texto Completo

A nossa Cardiologia perdeu um Homem de extraordinárias qualidades, que a doença, na sua faceta mais consumptiva do corpo e da alma, nos levou este mês de maio. No mês do Coração, o desaparecimento do Dr Fernando Matias deixa‐nos mais pobres. A sua dedicação aos doentes, aos imensos colegas e a todos os profissionais com que trabalhou ao longo da sua longa carreira, representa um exemplo do que deve ser a prática clínica, num percurso de relevo hospitalar, que passou pelos hospitais de Garcia de Orta, onde fez a sua formação em Cardiologia e Intervenção Hemodinâmica, da Cruz Vermelha, destacando‐se na representação incansável do Centro do Coração e de Vila Franca, com uma imensa e invulgar dinâmica, que quem teve o privilégio de conviver com a sua crescente energia não pode (nem deve) esquecer.

A sua longa atividade é digna do maior reconhecimento. Muitos tiveram essa boa experiência do convívio simples e honesto com a sua entrega à missão, e dizem‐me hoje com emoção que relembrar o hemodinamista Fernando Matias é sentir humanismo associado a profissionalismo e competência.

Nos anos privilegiados em que trabalhámos juntos, também aprendi e partilhei experiência, num ambiente profícuo e sempre enriquecedor, envolvendo toda a equipa, respeitando limites, e tendo sempre como foco o doente e a instituição.

Todos reconhecemos o seu imenso valor e a suprema capacidade de sentir o doente, ouvi‐lo, compreender as suas mágoas e dúvidas, tratá‐lo, sabendo consolar e incentivar para alcançar os melhores resultados.

É assim que se faz Medicina. É assim que devemos recordar o clínico Dr Fernando Matias.

Obrigado amigo.

Bem hajas.

Baixar PDF
Idiomas
Revista Portuguesa de Cardiologia
Opções de artigo
Ferramentas
en pt

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?

Você é um profissional de saúde habilitado a prescrever ou dispensar medicamentos

Ao assinalar que é «Profissional de Saúde», declara conhecer e aceitar que a responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos utilizadores da página de internet da Revista Portuguesa de Cardiologia (RPC), é esta entidade, com sede no Campo Grande, n.º 28, 13.º, 1700-093 Lisboa, com os telefones 217 970 685 e 217 817 630, fax 217 931 095 e com o endereço de correio eletrónico revista@spc.pt. Declaro para todos os fins, que assumo inteira responsabilidade pela veracidade e exatidão da afirmação aqui fornecida.